VACINA ANTI-HIV TESTADA EM CUBA

Cuba vai examinar eficácia de vacina contra Aids

Os testes serão feitos em 26 soropositivos, 
que ainda não estão doentes 
e que decidiram, de forma 
voluntária, participar das análises

AGÊNCIA BRASIL


Pesquisadores de Cuba farão, ao longo deste ano, testes clínicos em seres humanos soropositivos com uma vacina contra a Aids. O microbiólogo cubano Enrique Iglesias disse que os testes feitos com ratos de laboratório foram bem-sucedidos e indicam sinais positivos em humanos. A informação foi dada durante o Congresso Internacional de Biotecnologia em Havana 2012.

“Esse é o primeiro teste que realizamos em humanos. O objetivo é obter segurança e observar se após a sua aplicação ocorrem reações secundárias, como febre, inflamação na área de inoculação ou dores de cabeça”, disse Iglesias. “Ainda há um longo caminho a percorrer”.

Os testes serão feitos em 26 soropositivos, que ainda não estão doentes e que decidiram, de forma voluntária, participar das análises. De acordo com os dados oficiais do governo de Cuba, no país há 15.824 casos de Aids.

De acordo com o pesquisador, a vacina é composta por um produto denominado Teravac-HIV-1, que tem três proteínas, uma delas obtida por meio de engenharia genética, e pretende alcançar uma resposta celular contra o vírus, destruindo as células infectadas.

Iglesias disse que inicialmente serão feitos testes primários. “Não se pretende gerar falsas expectativas sobre uma possível eficácia terapêutica”, alertou. Segundo ele, será preciso fazer mais pesquisas. Participam dos testes biólogos, médicos e especialistas do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia e do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, de Havana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDITA LEGAL