VEREADORES APROVAM REQUERIMENTO DE DANIEL

Vereadores querem esclarecimentos sobre vales transporte 

Requerimento do vereador Daniel Andrade que pede 
esclarecimentos sobre compra de vale transporte foi 
aprovado na câmara junto com projeto do dia 
do círio de autoria do vereador Jefferson Deprá

WALQUER CARNEIRO



Na reunião de vereadores do dia 30 de outubro de 2012 o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Givanildo Alves “Buduia”, pôs em pauta duas matérias para deliberação do plenário composto por seis vereadores. 

A primeira matéria foi o projeto de autoria do vereador Jefferson Deprá que oficializa o feriado municipal do círio de Dom Eliseu, e a segunda matéria foi o requerimento de autoria do vereador Daniel Andrade que solicita da prefeitura informações sobre a aquisição de vale transportes. 

Conforme o requerimento a prefeitura municipal de Dom Eliseu adquiriu mais de 90 mil vales transportes num período de onze meses. O requerimento foi lido em plenário ma presença de apenas seis vereadores; Jefferson Deprá, Claudia Machevesk, Zé Pedro Genilsin Cavalcanti, Daniel Andrade e Buduia. 

O requerimento foi feito com o propósito de esclarecer por que a prefeitura comprou tamanha quantidade de vale transporte que em sua maioria foi utilizado para a zona rural. 

A vereadora Claudia disse que a iniciativa do vereador Daniel é apenas o cumprimento da lei orgânica da casa de leis que, entre outras prerrogativas, define o vereador como um fiscal do patrimônio público. “Eu estou de acordo com a iniciativa do vereador e concordo que o executivo municipal tem que prestar esclarecimentos”, disse ela. 

O requerimento foi votado e aprovado pelos vereadores presentes em apoio a ação fiscalizadora de Daniel em questionar sobre a negociação dos vales transportes que também recebeu o apoio do vereador Zé Pedro. “Quem tem que dar explicações sobre o assunto é o secretário municipal de educação, pois os vales transportes foram utilizados para transportar professores”, argumentou ele. 

O vereador Buduia, usando da prerrogativa de presidente da mesa diretora, informou que já no dia 31, quarta-feira a secretária executiva da câmara já estaria tomando providências para protocolar o requerimento do vereador Daniel Andrade na chefia de gabinete do prefeito Joaquim Nogueira. “Na quarta-feira o prefeito já estará ciente dos questionamentos do vereador Daniel, e então esperamos que o mais urgente possível sejam enviadas a está casa todas as informações solicitadas”, considerou o presidente. 

Mais detalhes sobre a questão dos vales transportes clique AQUI.

FERIADO DO CÍRIO DE DOM ELISEU 

A outra matéria discutida, votada e aprovada na reunião do dia 30 foi o projeto de autoria do vereador Jefferson Deprá que define o dia de comemoração do Círio de Nossa Senhora Aparecida. O projeto também determina que a data também seja considerada feriado municipal. 

De acordo com o vereador o projeto foi elaborado a pedido do Padre Ronaldo Santos que atendeu a uma solicitação do bispo da diocese. “Com a aprovação desta lei fica constituído como dia do Círio de Dom Eliseu o terceiro domingo do mês de outubro”, informou a vereador lembrando que a definição da data também levou em conta um anseio da comunidade católica de Dom Eliseu. “O círio é uma festa que vem crescendo muito em Dom Eliseu, e então e a comunidade católica merece a data”, disse o vereador. 

O projeto foi votado e aprovado por todos os vereadores e enviado ao gabinete do prefeito para a sanção governamental.

EDITA LEGAL